Medicinas Sagradas Cachimbo e Rapé

Cachimbo Sagrado

O Ritual com o Cachimbo Sagrado é uma tradição indígena que era praticada quando os membros das tribos precisavam resolver problemas ou pendências da comunidade, antes ou depois das batalhas, para agradecimento das boas aventuranças recebidas ou simplesmente como forma de oração ao Grande Espírito (Deus Supremo).
Existe uma lenda que diz que dois homens caminhavam juntos e de repente uma linda mulher vestida de branco lhes apareceu. Um deles a olhou com desejo e por isso morreu no mesmo instante. O outro a olhou com admiração, como quem olha algo lindo e sagrado. Ela se apresentou como a MULHER BÚFALO BRANCO e pediu que ele levasse um recado para a sua tribo, reunindo-os dentro do TEMASKAL (tenda do suor) onde ela apareceria novamente para lhes passar mais instruções sagradas.
E desta maneira foi feito. Quando ela finalmente apareceu, apresentou-lhes o Cachimbo Sagrado, a medicina do tabaco e a maneira em que ele deveria ser empregado: para unir a tribo em oração, rezando e pedindo por tempos melhores diante das dificuldades e agradecendo pelas bênçãos. Seria uma maneira poderosa de falar ao pé do ouvido do Grande Espírito.
Neste ritual você pode pitar sozinho, mas fazê-lo em grupo é mais forte e intenso. É uma forma de União e fortalecimento mútuo, aquele reza unido, permanecerá unido.

Aqui no Instituto Céu de Shalom, nós usamos apenas tabaco puro, sem nenhuma outra mistura, e o Ritual do Cachimbo inicia após o encerramento do Ritual de Ayahuasca, isto é, não misturamos as medicinas.

Através do Ritual do Cachimbo Sagrado é possivel internalizar os ensinamentos que a Ayahuasca nos proporciona, refletir e racionalizar processos que devemos melhorar em nossas vidas.

SIMBOLOGIA DO CACHIMBO

PITEIRA – representação da energia masculina, símbolo fálico de fertilidade, o Pai Jagube, o Sol, por onde passa toda a energia direcionada e se encontra no ventre, útero sagrado ou fornilho.
FORNILHO – representação da energia feminina, útero sagrado, onde a energia é queimada e transmutada, é a Mãe Chacrona, a Lua Cheia, o centro da criação.
TABACO – representação de nossa energia, união do masculino e feminino, os nossos desejos, intenções, necessidades de curas e busca por conhecimento, a busca pela unificação e conexão com o Deus Supremo.
FUMAÇA – representação de toda a energia sendo transmutada e levada para o céu, a concretização dos todos os nossos desejos, a benção do divino manifestado em nosso corpo, conexão profunda com a natureza e com todos os seres.
O cachimbo não se fuma, se pita. A salivação que o cachimbo sagrado nos proporciona uma limpeza e purificação, cada pitada é sagrada e deve ser feita de forma consciência, harmoniosa e respeitosa para que possamos receber curas, instruções e conhecimentos espirituais.

O tabaco não deve ser desperdiçado, tudo o que foi colocado no fornilho deve ser queimado e as cinzas devem ser jogadas de volta para a terra, nunca misture com água ou salivação.
Peça licença para os seus guias e guardiões, peça orientação e proteção antes de iniciar qualquer prática espiritual com o uso do tabaco.

Rapé – O caminho da expansão 

EU, consciência, cura, percepção, conhecimento e entendimento
Essa Medicina da Floresta que tem o objetivo de trazer o Ser ao encontro da sua necessidade para seu desenvolvimento, sendo um caminho reto para sua transformação, podendo proporcionar cura mental, emocional e/ou física.

Uma Medicina Sagrada que existe inúmeras formas de feitio, no Instituto Xamânico Céu de Shalon é realizado todo o processo em um ritual muito respeitoso e introspectivo, passando pelos passos da transformação que irá refletir em seu objetivo final. A medicina aqui confeccionada é a mistura de folhas secas de tabaco (que são moídas e peneiradas inúmeras vezes, até formar um pó muito fino) e a cinza de plantas medicinais que é extraída com muito cuidado e da mesma forma peneirada inúmeras vezes até obter um pó bem fininho. Esses fragmentos serão assoprados pelos aplicadores utilizando um instrumento denominado ”tipi” que será posicionado na narina de quem irá receber o rapé, sendo realizado o sopro, os fragmentos entrarão em contato com seus receptores olfativos, as vias nasais entrarão em contração e na sequência em dilatação, que será exalado. 

Toda planta é uma vida (pura vibração) e traz sua mensagem, ao consagrar essa medicina tenha um respeito enorme, para poder se conectar com todo o potencial que cada planta pode proporcionar.
Certa vez recebi a seguinte instrução: “- Já imaginou o quão grandioso é receber essa medicina? Perceba a grandiosidade dessas cinzas que foram extraídas de uma enorme árvore que VIVE na Floresta Amazônica, ela é repleta de luz, muito ar puro e possui muito conhecimento! Aproveite esse momento e agradeça!”

Texto de Greiciane Machado - membro do Instituto Xamânico Céu de Shalom
Imagem de @xamanismoseteraios

Sobre a loja

O Instituto Xamânico Céu de Shalom é uma instituição místico-científica, sem fins lucrativos, fundada em 27 de março de 2008 para a consagração da Ayahuasca e práticas integrativas com as medicinas sagradas, sediado em Morretes, próximo ao litoral paranaense, em uma linda chácara com muita natureza e amplo espaço de atividades. Também temos espaços destinados a locação para quem quer passar o final de semana e aproveitar ao máximo a sua experiência na natureza.

Social
Pague com
  • proxy-mercadopago-v1
Selos

Instituto Xamânico Céu de Shalom - CNPJ: 52.213.509/0001-16 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail